O Democratas confirmou na convenção estadual do partido na manhã desta sexta-feira (3) que a Mônica Bahia (PSDB), do movimento Vem Pra Rua, será candidata a vice-governadora na chapa encabeçada pelo ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo. Havia grande expectativa em torno do nome da mulher para ocupar o posto, depois que o grupo político confirmou o acordo com Irmão Lázaro (PSC) para a segunda vaga ao Senado na majoritária de 2018 – o deputado federal foi convidado para ser vice, mas insistiu na candidatura à Câmara Alta.
Ao longo do processo, José Ronaldo tentou diversos nomes e acabou recebendo negativas. Entre as citadas como potenciais vice estavam a ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça, Eliana Calmon (Rede), a cantora Carla Visi (PV) e a major Denice Santiago, comandante da Ronda Maria da Penha. Outras figuras como Edylene Ferreira (PV), Tonha Magalhães (DEM) e Lúcia Rocha (DEM) também estiveram no páreo, mas acabaram descartadas.
O esforço do grupo político era buscar alguém de fora do núcleo político, por isso a escolha de Mônica Bahia não chega a ser uma surpresa. A tentativa é incorporar um nome “mais leve” e menos ligado aos grupos políticos tradicionais. Mônica era uma das líderes dos movimentos de março de 2015 e buscava ser candidata a deputada estadual.
Prefeito Dinha Tolentino à direita ao lado do vice, Sid Serra /Foto: Danillo Canuto
Além do alcaide simõesfilhense, o evento reuniu o vice-prefeito Sid Serra, o secretário de Governo, Edson Santana, e os vereadores que marcaram presenças: Orlando de Amadeu, Bolly Bolly, Canijirana, Del, Eri Costa, Everton Paim, Jajai, Neco Almeida e Manoel Carteiro.
Foto: John de Amadeu
Diversas lideranças, parlamentares, gestores e dirigentes partidários de diversos municípios da Bahia, ao lado do prefeito de Salvador, ACM Neto, comemoraram a escolha da vice, a médica Mônica Bahia. “Buscávamos uma mulher jovem e que não fosse política. Ela é médica e militante da saúde e anti-PT, o que só aproxima a gente. Esse é o recado que estamos dando para acabar com essa maldade da regulação”, disse Neto.A chapa majoritária encabeçada por José Ronaldo tem como candidatos ao Senado os deputados federais Jutahy Magalhães Júnior (PSDB) e Irmão Lázaro (PSC).
Vereadores simõesfilhenses, Orlando de Amadeu e Everton Paim ao lado do candidato a Senador, Jutahy Magalhães Júnior / Foto: John de Amadeu
Foto: Danillo Canuto
Em Simões Filho, nas proporcionais, o prefeito Dinha Tolentino apoia as candidaturas de Paulo Azi (DEM), líder em emendas parlamentares no município, com cerca de R$ 20 milhões em recursos e para deputada estadual, a caminhada de Kátia Oliveira (MDB), na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).